© 2019 por Instituto Sankai - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Instituto Sankai
Bujinkan Artes Marciais
Terapias

O Instituto Sankai é uma Entidade civil, sem fins lucrativos. Objetiva contribuir para a preservação da cultura e costumes orientais, difundindo conceitos tradicionais e princípios da arte marcial Bujinkan Budo Taijutsu (organização criada pelo Dr. Masaaki Hatsumi, sediada em Noda, província de Chiba, Japão, para preservar e disseminar mais de 900 anos de tradição das artes marciais dos antigos guerreiros e mestres japoneses de sua linhagem, bem como sua filosofia e cultura. Não possui campeonatos e visa o desenvolvimento do equilibrio entre corpo, mente e espírito.).

O Instituto promove eventos relacionados à cultura japonesa. Entre eles, Seminários e encontros de artes marciais, oficinas e workshops de artes japonesas e palestras com profissionais relacionados à cultura. Participa de projetos sociais como “Projeto Pequeno Guerreiro" que visa contribuir com a formação de crianças e adolescentes em risco social, dando mais alegria e reafirmando bons valores aos assistidos.

Escola fundada, em 1972, pelo Dr. Masaaki Hatsumi, cuja a sede se encontra em Noda, província de Chiba, Japão. Constituída por nove estilos antigos, cuja a tradição foi passada diretamente de geração para geração. Toda esta cultura antiga é perfeitamente aplicável aos tempos modernos, proporcionando meios para o encontro com o bem estar e felicidade, para que cada praticante seja uma pessoa melhor e útil à sociedade.

“Gostaria que pudessem aprender o modo que um artista marcial ensina seu coração, e o modo em que a cortesia japonesa está conectada com a saúde e a felicidade da mente e do espírito” (MASAAKI HATSUMI).

O estilo mais antigo se chama Gyokko Ryu, foi sistematizado por Tozawa Hakkunsai no século XII, cujas influências foram o Kenpô Chinês, sua especialidade é o estudo e controle do sistema muscular, sendo que o conjunto das técnicas de ataque e defesa, controle e luxação das articulações, juntamente com as evasões e esquivas são o fundamento básico do Taijutsu (técnica do corpo).

As terapias integrativas e complementares , que propõe uma visão não fragmentada da realidade, onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam. servem como apoio ao tratamento médico convencional, visam o bem maior que é a saúde e bem-estar do paciente.naturais e não invasivas não produzem efeito colateral e contribuem para uma rápida melhora no quadro dos pacientes, proporcionando bem-estar e conforto, permitindo que o indivíduo fragilizado possam encontrar neste cuidado complementar,maior tranquilidade, segurança e ânimo para enfrentar a doença.

As terapias integrativas e complementares são recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática terapêutica, além de ser fundamental na recuperação da saúde. Este modelo podemos chamar também de medicina preventiva.
No Brasil, já são aderidas pelo SUS, sendo as mais comuns, Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia e Massoterapia.
Essas práticas nos remetem a maneira de pensar de forma holística, que propõe uma visão não fragmentada da realidade, onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam.

Shinsetsu Ryu

Shihan Roberto Corrêa de André